O case desta cooperativa tem esquentado o debate sobre os papéis da coordenação de cuidados, da APS e das novas tecnologias - que permitem novas portas de acesso - em modelos mais eficientes de gestão.
O consenso é que a chave da sustentabilidade das operadoras está no manejo adequado dos recursos e a coordenação dos pacientes entre os níveis de assistência entra como indispensável. Neste cenário, o Bio a sua Coordenação de Cuidados, tem construído cases de gestão de sucesso, como este.
Como uma operadora de saúde reduziu 26,08% das entradas em PS e 32,82% das internações da população coordenada, em 12 meses
O trabalho de coordenação de cuidados em saúde de forma digital, em parceria com o Bio, nesta operadora de saúde, localizada no estado de São Paulo, conseguiu reduzir 26,08% das entradas em Pronto-Socorro (PS) e 32,82% das internações na população que recebeu a coordenação de saúde, em 12 meses.
A coordenação de cuidados em saúde é um modelo de organização do sistema de saúde que visa a entrega de cuidado no momento certo, garantindo a continuidade, evitando a fragmentação do atendimento e a repetição de exames e procedimentos. Aliada importante da coordenação de cuidado, temos a Atenção Primária à Saúde (APS), pois a grande maioria das queixas de saúde estão nesse nível de atenção.
Podemos dizer então que a coordenação de cuidados em saúde aliada a uma APS de qualidade, de forma digital, garantindo facilidade de acesso e agilidade de resolução, tem sido fundamental para melhores desfechos clínicos e financeiros.
A operadora implantou a coordenação de cuidados em saúde e a APS digital do Bio, healthtech pioneira em saúde digital e líder no segmento, que a partir de equipes de saúde baseadas nos princípios da Medicina de Família e Comunidade (MFC) oferece ao usuário a sua equipe de saúde de referencia, para todas as suas demandas, seja no momento da prevenção ou no momento de uma intercorrência. A equipe estará a disposição 24 horas, para acolher, ouvir, atender, orientar e resolver as demandas.
O serviço conta com uma jornada completa desde o conhecimento das pessoas e população, classificação de risco em saúde, linhas de cuidados específicas, protocolos estruturados, calendário de telemonitoramento ativo, além da central de atendimento médica 24 horas.
Na jornada descrita acima, podemos destacar alguns fatores imprescindíveis para o sucesso dos resultados:
- Linhas de cuidados individualizadas e personalizadas:Os usuários são colocados em linhas de cuidados personalizadas, desta forma, não inserimos pessoas dentro de programa, mas construímos programas de cuidados para cada pessoa. A equipe de MFC do Bio, que fica responsável por coordenar o seu cuidado. Isso permite que os profissionais identifiquem precocemente os problemas de saúde e intervenham de forma eficaz, evitando suas complicações.
- Acessibilidade:O atendimento está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso facilita o acesso dos pacientes a equipe, mesmo fora do horário comercial ou em situações de urgência ou emergência.
- Qualidade do atendimento:O atendimento sempre será realizado por pessoas, profissionais de saúde qualificados, que utilizam as melhores práticas clínicas e protocolos bem definidos. Isso garante que os usuários recebam um atendimento seguro e eficaz.
"A redução das entradas em PS e das internações é um resultado importante, pois contribui para a melhoria da qualidade da atenção à saúde e para a redução dos custos da operadora. Além disso, a coordenação de cuidados em saúde e a APS digital também contribuem para a satisfação dos pacientes, que se sentem mais seguros e acolhidos. O Bio vem se destacando nos resultados com as operadoras de saúde, por isto também foi escolhido nosso parceiro e trouxe excelentes resultados." - Comentário do principal executivo do projeto
A seguir, alguns exemplos específicos de como a coordenação de cuidados em saúde e a APS digital 24 horas do Bio impactaram o resultado alcançado pela cooperativa:
- Usuários crônicos com maior acompanhamento e com direcionamento dentro da rede assistencial.
- Porta de entrada facilitada pela tecnologia, o usuário somete acessa o serviço de urgência e emergência presencial após uma avaliação e orientação da equipe Bio.
- Otimização da rede ambulatorial, aumentando o vínculo do usuário a seus médicos de referência, seguindo protocolos de retornos periódicos, aumentando a adesão terapêutica.
“Normalmente os resultados de programas de Medicina Preventiva, começam a dar resultados a médio prazo, após 12 / 14 meses de início, com o Bio, conseguimos encurtar esse tempo, devido nossos protocolos, equipe e sistema. Importante ressaltar o papel da operadora, quanto mais envolvida no processo, melhores são os resultados colhidos”- Dr. Carlos Braga (CEO – Bio).
Esses são apenas alguns exemplos de como a coordenação de cuidados em saúde e a APS digital 24 horas do Bio podem contribuir para a melhoria da qualidade da atenção à saúde e para a redução dos custos do sistema. E este é mais um case de sucesso do Bio, autorizado para divulgação anonimizada pelo cliente.
Se quiser mais informações, basta entrar em contato com a gente! ;)